terça-feira, 5 de abril de 2016

tarte de maçã vegan

Olá!

Em algum momento das vossas vidas já devem ter ouvido que
"An apple a day keeps the doctor away."

Não preciso de dizer mais nada para dar a conhecer a minha próxima receita. Estou certa de que a frase se refere a uma forma mais saudável de ingerir maçãs mas já dizia a outra: "Let them eat pie". :-)

Vamos a isso?


Ingredientes:

Para a massa
  • 3 chávenas de farinha (+ q.b. para amassar);
  • 2 c. sopa de vinagre de cidra;
  • 1 chávena de óleo de coco;
  • 10 c. sopa de água fria;
  • Sal q.b.

Para o recheio
  • 8 maçãs de tamanho médio;
  • 2 c. sopa de sumo de limão;
  • 2/3 chávena de açúcar mascavado (+ q.b. para polvilhar);
  • 1/4 c. chá de sal fino;
  • 2 c. sopa de leite de amêndoa;
  • 4 c. sopa de óleo de coco;
  • 3 c. sopa de farinha;
  • 1 c. sopa de canela em pó

Método:
  1. Para a massa: colocar a farinha, açúcar, vinagre e sal numa taça e misturar bem. Juntar aos poucos o óleo de coco e mexer novamente. Juntar a água fria e continuar a misturar e amassar. A massa deve agora ter uma consistência que permita que a amassem em bola. Se a mistura estiver muito solta, podem adicionar mais água fria para a tornar mais húmida. Dividir a massa em 2 metades e enrolar ambas as metades, separadamente, em película aderente. Moldar em forma de disco e levar ao frigorífico entre 1 a 8 horas. Eu deixei no frigorífico durante a noite.
  2. Para o recheio: entretanto podem descascar e tirar as sementes às maçãs. Cortem de seguinda em fatias. 
  3. Colocar as maçãs fatiadas numa taça e juntar o açúcar e o sumo de limão.
  4. Derreter o óleo de coco em lume médio e juntar as maçãs ao óleo quente. Deixar cozinhar, mexendo ocasionalmente até que as maçãs comecem a amolecer, durante cerca de 10-12 minutos.
  5. Juntem a farinha, canela e sal e continuem a mexer. 
  6. Retirem do lume e deixem arrefecer completamente.
  7. Tempo de montar a tarte! Para moldar a massa mais facilmente, retirem-na do frigorífico e deixem arrefecer à temperatura ambiente durante 20-30 min. Coloquem um dos discos de massa numa superfície com farinha e moldem com a ajuda de um rolo da massa até terem uma base com tamanho adequado à vossa tarteira. Lembrem-se que a vossa base vai ter que ter uma circunferência maior do que a vossa tarteira para terem margem para os lados da tarte.
  8. Depois de moldar o primeiro disco à tarteira, adicionem o recheio arrefecido.
  9. Repitam o procedimento com o segundo disco de massa e desta vez cortem a massa em tiras que depois vão colocar por cima do recheio, pressionando nas margens com a massa da base.
  10. Pincelem o topo e pontas com leite de amêndoa e polvilhem com açúcar. Deixem refrigerar 1h no frigorífico.
  11. Pré-aqueçam o forno a 220ºC;
  12. Coloquem a tarte no forno e baixem a temperatura para 190ºC. Deixem no forno até a massa dourar e o recheio borbulhar, durante cerca de 1h. (Caso as margens comecem a queimar cubram com papel de alumínio);
  13. Retirem do forno e deixem arrefecer. É ótima para servir com gelado de nata! Bom apetite :)



3 comentários:

  1. Olá. Se for com farinha de soja e/ou arroz, terá de juntar-se quanta de trigo? E se se quiser fazer sem farinha de trigo, como recomenda fazer? Obrigada. Ana.

    ResponderEliminar
  2. Olá Anna! Hmm nunca experimentei esta receita com farinha de soja ou arroz, mas diria que 2 chávenas de farinha de arroz, por exemplo, para 1 de trigo devem funcionar bem :) Nem vejo motivos para não usar totalmente a farinha de arroz, mas misturava sempre uma farinha menos fina, como trigo integral ou espelta por exemplo. Espero ter ajudado! Depois diga-me se correu bem.

    ResponderEliminar